"Resumo
A análise de assunto no contexto da Análise Documental de Conteúdo, especificamente, a identificação de temas do texto literário infanto-juvenil, requer estratégias metacognitivas. Por isso, este estudo objetivou analisar, por meio da metodologia de estudo exploratório, alguns aspectos teóricos do texto e discurso, que permitem elucidar as estratégias metacognitivas, esquemas e superestrutura da literatura infanto-juvenil atual, contendo texto narrativo em prosa. Analisamos como resultado que a superestrutura do texto literário infanto-juvenil pode corresponder em certos aspectos ao Percurso Gerativo de Sentido, que oferece os meios a serem utilizados como estratégias metacognitivas para identificação de temas em Análise Documental de Conteúdo. Enfatizamos também, que a superestrutura pode indicar o que deve ser considerado como esquemas mentais para identificação dessa estrutura e temática dos textos.
Palavras-chave
Metacognição; Superestrutura textual; Percurso Gerativo de Sentido
Texto completo:
PDF
" #Mais...:
Maggie e a Guerra do Chocolate Maggie e a Guerra do Chocolate Michelle Mulder Editora: Melhoramentos Ano: 2010 Estante: Infanto-juvenis Peso: 200g Cadastrado em: 20 de maio de 2014 Descrição: Livro em bom estado, brochura 24 x 17 cm, 95 páginas. Em 1947, o Canadá ainda sofre os efeitos do pós-guerra - as pessoas passam por necessidades, e o preço dos alimentos não pára de subir. Apesar disso, Maggie quer dar de presente para sua amiga uma barra de chocolate de 5 centavos. Maggie trabalha com o pai, no armazém, fazendo entregas. De repente, o preço do chocolate aumenta para 8 centavos. As crianças então resolvem imitar suas mães, que saíram às ruas para protestar contra o aumento do preço do leite. Elas organizam um movimento que atinge o país inteiro, com passeatas com crianças segurando cartazes protestando contra o aumento da guloseima. Enquanto isso, Maggie tem só três dias para comprar o presente da amiga. Compartilhar ...